Projeto de Adaptação às mudanças climáticas forma técnicos

Terminou hoje o atelier de capacitação de formadores no domínio das Mudanças Climáticas no âmbito do projeto “Reforço das Capacidades das Comunidades Rurais para a Adaptação aos efeitos das Mudanças Climáticas em São Tomé e Príncipe nos distritos de Caué, Mé-Zóchi, Lembá, Cantagalo, Lobata e Região Autónoma do Príncipe.

Este atelier decorreu em duas fases: a primeira, de 7 a 18 de Setembro do ano passado, e a segunda, de 16 a 27 de Maio do ano corrente no Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agro-Pecuário (CATAP), culminando hoje com a entrega de certificados aos 49 formandos, que são técnicos do CIAT, da direção de pescas, agricultura, florestas e ambiente.

O Representante do Programa das Nações Unidas (PNUD), José Salema disse que “esta formação surge num contexto no qual era necessário reforçar as competências dos parceiros envolvidos nos conceitos de mudanças climáticas e uma melhor compreensão sobre as causas e os efeitos das alterações climáticas e como isso se reflete nas realidades do dia-a-dia de São Tomé e Príncipe”.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Teodorico Campos, que frisou que na visão do governo falar das mudanças climáticas é mais do que pertinente e oportuno nos dias de hoje. “Como é do conhecimento de todos, os efeitos das mudanças climáticas nos dias que correm são dos maiores desafios que a humanidade tem vindo a confrontar com uma maior incidência nas populações mais vulneráveis e mais pobres em países menos desenvolvidos”.

O Ministro disse ainda que em São Tomé e Príncipe, a cada dia que passa os seus efeitos começam a tornar-se mais evidentes e preocupantes. Os sinais recentes dos últimos acontecimentos naturais e trágicos, que aconteceram nas diferentes localidades da zona norte da ilha de São Tomé e um pouco por todo o país revelam que algo está a acontecer de forma cíclica e evolutiva e alerta-nos para a adoção de medidas e políticas setoriais que reforcem a nossa capacidade de resposta aos desastres ambientais e gestão de riscos quando ocorrem a nível das nossas comunidades rurais.

Ludmila Gomes, é quadro do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e uma das formandas deste atelier sobre mudanças climáticas. Ludmila contou ao STP Digital que durante a formação aprendeu mais sobre como as alterações climáticas afectam a agricultura e também que técnicas deverão ser adotadas para reduzir significativamente o impacto da agricultura no ambiente. Os recém formandos irão transmitir os novos conhecimentos aos agricultores e todos os outros agentes nas comunidades rurais.

A Coordenadora do Projeto “Reforço das Capacidades das Comunidades Rurais para a Adaptação aos efeitos das Mudanças Climáticas em São Tomé e Príncipe nos distritos de Caué, Mé-Zóchi, Lembá, Cantagalo, Lobata e Região Autónoma do Príncipe”, Dinasalda de Ceita, disse ao STP Digital que o projeto pretende divulgar e multiplicar esta formação em todas as comunidades rurais vulneráveis.

O alvo do projeto são 30 comunidades vulneráveis de São Tomé e Príncipe. Na lista da Região Autónoma do Príncipe constam Santa Rita – Praia Campanha, Praia Abade, Azeitona, Nova Estrela e Ponta de Sol. Do distrito de Lembá inclui a Roça Lembá (Roça S. João), Ribeira Funda, Ponta Figo (sede), Generosa e Paga-Fogo. No distrito de Cantagalo abrange Monte Belo, Quimpo, Mendes da Silva, Colónia Açoriana e Uba Budo (sede). Canavial, Santa Luzia, Plancas Primeira, Plancas Segunda e Fernão Dias são as comunidades beneficiárias de Lobata. Em Caué o projeto abarca Malanza, Soledade, Iô Grande, Ponta Baleia e Praia Pesqueira. E no distrito de Mé-Zóchi inclui Rio Lima, Bom Sucesso, Bem Posta, Saudade e Água das Belas.

A cerimónia contou ainda com a presença do Ministro das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Carlos Vila Nova e dos autarcas dos distritos envolvidos do projeto.

Escrito por
Redação
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade