Nações Unidas promove visita de campo ao distrito de Caué

No âmbito das atividades programadas para 2016, o Grupo de Comunicação do Sistema das Nações Unidas convidou a comunicação social para uma visita de campo ao distrito de Caué que se realizou no passado dia 29 de Junho, liderada pelo Coordenador Residente do SNU e Representante do PNUD, José Salema.

O Salema disse que o distrito de Caué foi o escolhido por ter uma série de intervenções em conjunto das diferentes agências do Sistema das Nações Unidas.

No intuito de mostrar os resultados dos diversos projetos implementados no terreno pelas agências das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe e melhorar a compreensão do público em geral sobre os trabalhos que a organização executa no país. Esta visita que envolveu os chefes das agências e jornalistas começou com uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara Distrital de Caué, Américo Pinto. O autarca fez um balanço das ações das Nações Unidas no distrito que comanda e frisou a falta de meios que o impede de executar o seu programa distrital. “São diversas áreas em que o Sistema das Nações Unidas vem apoiando o distrito, portanto nós sabemos que a nível da saúde por exemplo já há que beneficiamos do apoio à vacinação, apoio em situações de epidemia, controlo da malária, apoio em termos de formação (...), intervenções no domínio da agricultura, pecuária, pescas”, enunciou Américo Pinto.

Seguiu-se uma breve visita a estação meteorológica de Angolares e estação hidrológica de Iô grande, instaladas pelo Projeto Alerta Precoce. O representante da empresa espanhola – ADASA - selecionada num concurso internacional lançado em Outubro de 2014 para fazer a instalação das estações fez uma breve explanação sobre o funcionamento e manutenção destas. Ignacio Oyamburu Fernández garantiu ao STP Digital que os técnicos nacionais estão preparados para lidar com as novas estações automáticas e que estão aptos para a executar a manutenção dos equipamentos.

Financiado pelo GEF/PNUD, o projeto de 4 anos (2014-2017) tem como principal objetivo reduzir a vulnerabilidade e riscos do país para os perigos das mudanças climáticas, caracterizada pelo padrão irregular e imprevisível de chuva que está associada ao aumento de inundações e deslizamentos de terra, bem como, as secas sazonais e prolongadas através da criação de um Sistema de Alerta Precoce (SAP). Estes riscos têm impactos negativos sobre o planeamento de desenvolvimento do pais, o bem estar da população, a produção agrícola e os meios de subsistência das comunidades.

A caravana visitou também a Escola Básica de Iô Grande, onde intervém o projeto de Reforço da capacidade de abastecimento de H2O nas escolas e tratamento de massa para as geohelmitiases e shistossomiase e o Centro de Saúde de Caué que conta com ações do UNICEF, UNFPA, OMS e Fundo Global.

Finda a visita ao distrito de Caué a caravana regressou a cidade de São Tomé, onde visitou o Centro de Controlo de dados hidrometeorológicos na Direção Geral dos Recursos Naturais e Energia (DGRNE), onde foi demonstrado o seu funcionamento. À seguir, a expedição continuou com uma visita ao novo Centro de controlo do Instituto Nacional de Meteorologia (INM), onde se realizou a cerimónia de entrega oficial das estações hidrometeorológicas instaladas no quadro do projeto “Reforço das informações sobre o clima e sistemas de alerta precoce em São Tomé e Príncipe para o clima e desenvolvimento resiliente e adaptação às mudanças climáticas”.

O dia intenso terminou com um briefing na sala de conferencias das Nações Unidas com os chefes das agencias, logo após ao almoço. As Nações Unidas em São Tomé e Príncipe pretendem instaurar uma nova era no quadro da implementação do programa quadro de ajuda ao desenvolvimento 2017-20121, numa abordagem equitativa, inclusiva e durável e unidas em ação. Uma das conclusões saídas do briefing é que falta haver apropriação dos projetos pelas comunidades e que os projetos têm funcionado como prolongamento da administração pública.

Escrito por
Redação
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade