Projeto Sistema de Alerta Precoce sensibiliza populações a cuidar das estações meteorológicas

Chegou hoje ao fim a campanha de sensibilização que arrancou no da 19 do mês corrente com o objetivo de informar as comunidades sobre a importância das estações meteorológicas e hidrometeorológicas.

A campanha passou por comunidades de Cantador, Ponta Figo, Santa Catarina, Neves, Rio Douro, Canavial, Angolares, Malanza, Iô Grande, Rio Abade, Ribeira Afonso, Água Izé, Boa Nova, Contador, Rio Manuel Jorge, Uba Budo e Angobó.

A mensagem foi transmitida através de uma curta dramatização do grupo teatral Caravana Africana, que conseguiu de modo engraçado informar as populações das comunidades acima referidas sobre os efeitos das mudanças climáticas e sobre a tão necessária mudança de mentalidade e de comportamento.

Após a inauguração das 28 estações hidro-meteorológicas adquiridas e instaladas no quadro do projeto “Reforço das informações sobre o clima e sistemas de alerta precoce em São Tomé e Príncipe para o clima de desenvolvimento resiliente e adaptação às mudanças climáticas”, que permitiram estender a cobertura do país em informações meteorológicas e hidrológicas bem como migrar o sistema nacional existente das estações clássicas tradicionais para às automáticas, verificou-se que em muitas comunidades as pessoas começaram a utilizar a vedação de proteção das estações para estender roupa e que algumas crianças estavam a transformar as estacões em parque de recreio.

O Chefe da Unidade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Laurent-Mascar Ngoma, frisou que um dos objetivos da campanha era demonstrar as comunidades o quão importante é que estas se apropriem das estações e cuidem destas já que se trata de um bem necessário e comum.

Recorde-se que o Governo são-tomense recebeu uma doação do Fundo dos Países Menos Desenvolvidos (PMA) do Global Environment Facility (GEF), através do PNUD para implementar um projeto de sistema de alerta precoce. O projeto tem a duração de 4 anos.

Escrito por
Redação
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade