República de Angola

Designação Oficial: República de Angola

Capital: Luanda

Outras cidades importantes: Huambo, Lobito, Cabinda, Benguela, Lubango, Malange

Data da actual Constituição: O MPLA adoptou uma Constituição de Independência em Novembro de 1975, alterada em Outubro de 1976, Setembro de 1980, Março de 1991, Abril e Agosto de 1992 e Novembro de 1996

Língua: A língua oficial é o Português. São falados outros idiomas, sobretudo o Umbundo, Kimbundo, Kikongo e Tchokwé

Unidade monetária: Kwanza (Kz)

Lema: Virtus Unita Fortior ( latim: A Unidade dá Força )

Hino Nacional: Angola Avante!

Gentílico: Angolano

Angola é um país da costa ocidental de África e está dividida em 18 províncias: Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Kuando-Kubango, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Kunene, Humbo, Huíla, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire.

Tem cerca de 15.941.000 de habitantes, sendo 90% dessa população negros e 10% brancos e mestiços. Angola foi uma colónia portuguesa até 1975 e esteve em guerra desde 1961 até 2002.

O país está dividido entre uma faixa costeira árida, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sueste, e floresta tropical no norte. Existe uma estação das chuvas curta, os verões são quentes e secos, e os Invernos são temperados.

A economia de Angola caracteriza-se por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguem-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim.

Angola também é rica em minerais, destacando diamantes, petróleo e ferro. Na cultura de Angola pode-se destacar a dança, onde se distingue diversos géneros, significados, formas e contextos, igualando o aspecto agradável com a sua condição de veículo de comunicação religiosa, curativa, ritual e mesmo de intervenção social; a música, com diversos estilos como o merengue angolano, kazukuta, kilapanda e semba. O semba, que partilha raízes com o samba, é também predecessor da kizomba e kuduro; e também a literatura e o cinema angolano.

Portal do Governo: www.governo.gov.ao

Fonte: Portal Lusoafrica

O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade