O Início do Projecto 3 Milhões de Anos

O artista americano, Edgar Arceneaux, chegou a São Tomé, na tarde desta Segunda-Feira - 2 de Dezembro - e à meia-noite do mesmo dia, ele e a sua equipa já haviam esboçado um plano de trabalho para execução de um projecto social de prática de arte colaborativa que está em processo em São João dos Angolares e no Instituto Superior Politécnico – o Projecto 3 Milhões de Anos - assim baptizado pela história geográfica vulcânica das ilhas. Social practice – prática social, é um novo movimento, estudado na produção de arte. Um movimento que visa combinar activismo comunitário, produção criativa, esforço de colaboração e comunicação cruzada disciplinada (por exemplo: o trabalho de um pescador e um artista plástico). Arceneaux, conhecido por dirigir o Projecto Watts House em Los Angeles e pelo seu desempenho "It's the Alchemy of Comedy... Stupid" em 2008 na Bienal de Whitney, vai passar as próximas duas semanas a trabalhar com uma equipa de líderes locais e cidadãos para criar dois projectos comunitários direccionados.

Em parceria com a Câmara Distrital de Caué, Arceneaux e o Arquitecto Enerlid Franca - Director da KéDesign – redesenharam o mercado central da cidade de Angolares, criaram um plano para um programa escultural no jardim principal da cidade. No ISP, Arceneaux está a orientar o redesign da biblioteca de línguas e salas de aula da Universidade que está a ser feita por um artista, incluindo um mural exterior pintado pelo artista plástico são-tomense, Eduardo Malé; projectos de iluminação do artesão, Rasta Fá e Dio Lima; e um conceito global criado pelos Arquitectos Enerlid Franca, Diego García e Etienne Louiboulet. Em apenas um dia e meio em São Tomé e Príncipe, Arceneaux encontrou-se com líderes da comunidade de Angolares, responsáveis do ISP, repórteres locais, técnicos e artistas e cimentou um calendário repleto de actividades que ele vai levar a cabo ao longo das próximas duas semanas.

Amanhã, Arceneaux aguarda a apresentação das suas ideias ao Ministro da Educação, Cultura e Formação, Jorge Bom Jesus, a recolha de materiais para o trabalho, o estabelecimento de oficinas para os cidadãos locais, e começar o processo de construção, pintura e plantio. Ele espera gerar entusiasmo e mais actividade em Angolares; e considerando as reacções iniciais aos seus esforços, parece que vai conseguir!

Kevin Krapf

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade