É bom! É Natural! Descubra um exemplo de sucesso do empreendedorismo em STP

É este o slogan da marca NATURAL, cujo lançamento oficial aconteceu no dia 04 de Setembro do ano passado. Atualmente, a NATURAL produz 10 sabores de polpas congeladas: manga, carambola, guégue, maracujá, sape-sape, ananás, goiaba, abacate, mangustão e um mix de cajamanga e goiaba.

Preocupada em produzir derivados de frutas saudáveis, a NATURAL tem inovado nas técnicas e processos industriais que visam na transformação das frutas em polpa congelada sem que estas percam a qualidade e as suas características naturais.

Para tal, as frutas passam por um processo de 8 passos, que o STP Digital teve a oportunidade de acompanhar durante a sua visita aos escritórios e indústria da NATURAL em São Marçal.

O primeiro é a triagem e lavagem, no qual as frutas que não têm bom aspeto, ou por terem sido colhidas antes do tempo ou por estarem demasiado maduras são descartadas.

Depois desta primeira lavagem as frutas que ainda não estão maduras são armazenadas durante um ou dois dias, de acordo a necessidade.

Segue-se uma segunda lavagem com cloro alimentar ou lixívia, que culmina com o corte. Depois de cortadas, as frutas são sanitizadas com água fervida.

A fase seguinte é o despolpamento das frutas. Em seguida, são embaladas e conservadas. Todo o processo é sincronizado e as polpas congeladas têm 1.5 anos de validade.

Atendendo ao mercado nacional e internacional, a NATURAL está a produzir diariamente cerca de 150 kg, sendo que 10% é consumida no mercado interno e 90% é exportada para Angola e Cabo Verde.

De onde vem a fruta?

Os principais fornecedores são o Centro de Investigação Agrícola e Tecnológica (CIAT) e pequenos produtores de todo o país, que dependem das suas lavras como meio de subsistência.

O que acontece aos resíduos sólidos produzidos pela indústria?

A Natural tem uma parceria com a Câmara Distrital de Água Grande, que faz a recolha de todo o lixo produzido por eles e reutiliza-o para compostagem. O lixo é previamente separado antes da recolha.

Com o objetivo de consolidar a sua participação no mercado de derivados de frutas, o sócio-gerente da NATURAL, Adbeel Pereira, disse ao STP Digital que o próximo passo será o plantio próprio. O Homem por trás desta nova, mas já consolidada marca no mercado do seu segmento é um jovem são-tomense, de 31 anos, que se formou em Gestão de Empresas no Brasil e regressou a São Tomé em 2010.

Conta com uma equipa de 18 pessoas, que sublinhou serem essenciais para o sucesso da marca. Todas trabalham devidamente equipados com toucas, crocs, luvas, máscaras, batas e desinfetam-se com álcool para evitar contaminações. As máquinas utilizadas na produção são lavadas antes e depois de todo o processo.

A NATURAL que começou com a exportação de CACAU, hoje é sem dúvida um produto que está a fazer sucessos entre os são-tomenses e que também está a levar o nosso país além-fronteiras.

O que fazer com polpa de fruta congelada?

Tanta coisa! O STP Digital deixa-lhe algumas sugestões: sumos, sorvetes, iogurtes, alimentos infantis, geleias, cocktails, molhos para pratos de carne, dentre outros. Cada embalagem de polpa de fruta custa apenas 15 mil Dobras e o consumidor tem a vantagem de poder comprar e armazenar no congelador. Já consumiu fruta hoje?

Escrito por
Redação
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade