Greve dos Professores do Liceu Nacional

Liceu Nacional

O governo são-tomense encara nova onda de greves no funcionalismo público. Desta vez são os professores do ensino secundário que paralizaram os trabalhos por tempo indeterminado.

Na base da decisão está a falta do pagamento das horas extraordinárias, que asseguram estão atrasadas a cerca de três meses.

A greve é mais notória no liceu nacional maior estabelicimento de ensino público do país, mas todas as outras escolas secundárias também encontra-se paralizadas. Os professores interroperam os trabalhos de preparação e publicação das pautas relativas ao primeiro trimestre como forma de protesto contra o não pagamento das horas extras em atraso "Tendo em conta que tradicionalmente se paga as horas extraordinárias no mês de Dezembro, ou seja, as horas extraordinárias dos meses de Setembro, Outubro e Novembro são pagas em Dezembro, e apesar dos contactos feitos junto as autoridades competentes não tivemos qualquer esclarecimento, decidimos avançar com a paralisação" explicou o presidente da associação dos professores Osvaldo de Deus Lima.

Deus Lima vai mais longe e diz que o reinício das aulas está comprometido, já que os professores se recusam a fazer o conselho de notas que antecede a publicação das pautas e a consequente retoma da aulas.

Por outro lado, acusa o executivo de Patrice Trovoada representado pelo Ministro de Educação e Cultura Olinto Daio de falta de diálogo. "O que me surpreende é que mesmo depois de termos tornado público a nossa posição de paralisar as actividades, ninguém nos diz nada. Por isso é que nós vamos reforçar a paralisação. Vamos manter a paralisação e vamos manter a situação até que sejam pagas na totalidade as nossas horas extraordinárias"

Mais uma paralização no funcionalismo público são-tomense, que o executivo de Patrice Trovoda terá de resolver.

Numa altura em que faltam poucos dias para o final de 2011, vale a pena recordar que deste Outubro último que o governo vem enfrentando inumeras greves, com destaque para a greve da RNSTP Radio Nacional de São Tomé e Príncipe que durou 21 dias e a greve e ameaça de manifestação popular promovida pelo sidicato da função pública.

Fonte: Jornal Reporterstp.info

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade