Os Santomenses têm exercido a sua cidadania?

Em São Tomé e Príncipe, após 39 Anos de independência a política deu provas que que ela sozinha não consegue resolver o problema da nação. Digo ainda mais a política deu provas de que ela própria é um problema para a nação.

O país se afunda a cada dia, e como Ilha vamos todos acabar submersos nas águas do oceano Atlântico. Mas não é para Falar de política que estou aqui, venho vos falar da Cidadania e Responsabilidade Social.

Nós, os Santomenses temos por hábito apenas condenar o governo " embora todos sabem que este não funciona". Mas existe um outro interveniente no desenvolvimento da sociedade, e que não está sendo responsabilizado e não tem consciência da sua própria responsabilidade.

Hoje, os jovens deparam com diversos problemas. Falta de emprego, falta de educação, falta de Igualdade de direito, falta de actividades de lazer e muitos outros problemas.

Mas de quem é a culpa? Do governo e da sociedade Santomense. Antes que Isso se torne vago quero vos situar. Cidadania, o que é?
Em São Tomé e Príncipe temos por hábito restringir a cidadania ao direito ao voto “o que não deixa de ser".

Mas o que é a cidadania? É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

Quero com isso dizer que nós todos exigimos os nossos direitos de cidadão. Mas será que todos exercemos os nossos deveres? Não.

Enquanto não vermos o problema da sociedade como um problema de todos e que deve ser resolvido por todos, estaremos caminhando a passos largos para a desgraça.

Tenham agora em mente a imagem da sociedade Santomense. Ricos cada vez mais ricos pobres cada vez mais pobres. Conhecemos um país assim? O Brasil das telenovelas da TVS.

Um país que não é só de sol e praia mas também de jovens com armas na mão. Em São Tomé e Príncipe quando saímos as ruas, temos sempre a impressão de que as pessoas estão ficando cada vez mais sem educação.

Mas quem são essas pessoas? De onde elas vêm? Tudo o que hoje vemos é apenas o começo.

Você que é licenciado, trabalha para o estado "estado que não funciona" ou trabalha para o privado. Achas que contribuis ao menos 40 % para o desenvolvimento da tua sociedade, ou apenas contribuis 100% para o teu enriquecimento.

Os problemas que temos hoje têm cota parte na anterior geração, os problemas de amanhã terão a cota parte na nossa geração.

Quando daqui a uns anos começarmos a ter frequentemente jovens armados, tirando vidas as pessoas "poderá ser a você ou ao seu filho ou ao seu amigo", não abdiquemos da culpa, pois somos todos culpados de estar a construir desta forma a nossa sociedade.

Deixo aqui essas perguntas.
Alguma vez já tomou alguma decisão em prol da sua comunidade?
Alguma vez já realizou alguma actividade em benefício da sua comunidade?
Alguma vez já se organizou com os colegas da comunidade para juntos resolverem os problemas da comunidade?

Tenham a noção que todos nós podemos fazer um pouco mais, começando por onde moramos, todos podemos ensinar, passar o que aprendemos.

Se és médico no hospital, seja também médico na sua comunidade.

Se és engenheiro, seja também na sua comunidade.

Seja quem fores no seu trabalho, seja também alguém útil na sua comunidade. A cidadania exige a responsabilidade social. Somos tão responsáveis na resolução dos problemas da nossa sociedade quanto o nosso governo.

Lembrem que os problemas de amanha têm a sua cota parte no que fazemos hoje, nas decisões que tomamos e as deixamos de tomar.

Se deixarmos o futuro da nação apenas nas mãos dos nossos políticos “corruptos e incompetentes ” iremos pagar muito caro no futuro.

Erikson Barroso

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade