My respect to Djeissica Barbosa

Quero dar os meus parabéns a primeira mulher a representar São Tomé e Príncipe num evento desta magnitude como o Miss World.

É de extrema importância salientar que nesse grande feito estão incutidos a cultura, conhecimento, responsabilidade e no seu todo um exemplo e motivo de orgulho para as mulheres Santomenses.

Responsabilidade é o assunto que teremos em foco nesse artigo.

Acredito que a participação de São Tomé & Príncipe neste evento mundial fará com que muitas outras coisas boas possam vir acontecer posteriormente, no entanto algumas coisas más se fazem acompanhar no meu ponto de vista.

Esse primeiro passo dado pela Miss Djéssica Barbosa poderá sensibilizar os olhares mais críticos no que toca à responsabilidade nos próximos passos, a necessidade de maior credibilidade e responsabilização que deve ser pontual num evento como MISS STP em São Tomé e os elementos que constituem o comité.

É de suma importância salientar a responsabilidade quando forem estruturar e rever os critérios de seleção das próximas candidatas à MISS STP e MISS STP em outras comunidades ou países, bem como do maior envolvimento de figuras estatais, empresariais quando se refere a ajudicação tecnica e financeira.

Vou agora mencionar alguns pontos não pejorando a iniciativa dos comités e muito menos colocar em causa a idoneidade dos mesmos.

Porém, como Designer Gráfico, já tive acesso a vários projetos onde intrigas, malandrices, falta de escrúpulo se torna foco perante algo que presume-se ser colectivo e de interesse comum de uma nação. Atitides que nada engradece a nossa imagem, ainda mais quando nós somos vistos como povo pacífico e honesto. Basicamente não fazemos confusão. Desengane-se aquele que vê um lobo vestido de ovelha.

É urgente emergir na nossa sociedade, um maior sentido de responsabilidade e honra tantos nas palavras, principalmente nas atitudes. Não devemos permitir cunha, devemos sim denunciar injustiças, não aceitando qualquer tipo de suborno no que toca a uma determinada escolha. A Miss precisa de ser e estar culturalizada, preparada para as conveniências do seu papel. Ela precisa estar a altura daquilo que chamamos “merecer o lugar”, mas como é obvio os que ficam responsaveis de ser o seu guia durante o seu mandato jamais podem abdicar das responsabilidades, do sentido de missão, e os que abdicarem devem arcar com as consequências do seu ato.

O meu intuito nesta humilde explanação despertar as pessoas e faze-las interessar-se , ser mais participativo e interventivo perante os temas que preucupam a sociedade santomense, ser cidadão não se resume a um simples ato de votar ou meramente seguir a politica, sejamos todos cidadãos ativos e interventivos. Reafirmo novamente a necessidade de tornar claros e justos os critérios de seleção para as candidatas, bem como a criação de um instrumento com enquadramento juridico para os membros dos comités no que toca a cultura, disciplina e responsabilidade.

Cada dia as portas vão se tornando mais estreitas para enganar, bajular , e alegadamente ganhar dinheiro em dentrimento pessoal quando o bem é comum, urge a necessidade de construir valores para defender o nosso país.

Muita responsabilidade.

My respect to Djeissica Barbosa.

Pois glamour simpatia e beleza que não lhe faltou.

Paulo Jorge Lima

Brand designer.

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade