Angola é parceiro ideal de São Tomé e Príncipe

O Presidente José Eduardo dos Santos reuniu-se, ontem, em privado, com o seu homólogo de São Tomé e Príncipe. O encontro, a que se seguiu um almoço oficial, teve lugar no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

Manuel Pinto da Costa chegou à Presidência da República por volta das 13h00, depois de ter participado numa sessão solene na Assembleia Nacional, a propósito da sua primeira visita oficial a Angola, desde que regressou ao poder em São Tomé e Príncipe, em Agosto de 2011.

Ontem ainda o Presidente são-tomense visitou a representação diplomática do seu país em Angola, tendo na oportunidade lançado a base de dados informáticos. Depois da embaixada, Manuel Pinto da Costa teve encontro, no Cine Atlântico, com membros da comunidade de imigrantes santomenses.

Manuel Pinto da Costa tem regresso ao arquipélago marcado para hoje. No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado são-tomense faz declarações à imprensa.

Solidariedade

O Chefe de Estado santomense, Manuel Pinto da Costa, elogiou ontem, em Luanda, a solidariedade Angola para com o seu país e reafirmou o propósito de fazer tudo para que os laços de amizade e cooperação existentes entre os dois países se reforcem cada vez mais em benefício dos dois povos.

Pinto da Costa discursou na Assembleia Nacional edisse que as instituições políticas angolanas e os modelos organizacionais e de funcionamento reflectem as legítimas escolhas do povo angolano.

As relações estabelecidas entre Angola e São Tomé e Príncipe, referiu, foram incrementadas na cumplicidade de uma longa luta anti-colonial comum e reforçadas na vivência dos dois Estados. “Estas relações ancestrais e permanentes deram a angolanos e santomenses um mesmo caldo de cultura, princípios e valores que fazem dos nossos povos amigos e irmãos” afirmou Pinto da Costa, que considera a amizade existente entre os dois povos como um capital único e sem preço.

Manuel Pinto da Costa falou das consequências da crise económica e financeira que afecta alguns países do mundo, e da necessidade da reforma do sistema das Nações Unidas. “Não é possível protelar por muito mais tempo o acesso de África ao Conselho de Segurança” disse Manuel Pinto da Costa, salientando que a presente crise económica e financeira que afecta o mundo, permite repensar todo o sistema internacional de ajuda, “de forma a quebrar o ciclo infernal da dependência”.

O Presidente de São Tomé e Príncipe aconselha os Estados, sobretudo os menos desenvolvidos, a organizarem-se de forma a gerir com maior eficiência os recursos existentes, não dando tréguas à luta contra os desperdícios e a corrupção. Pinto da Costa disse ainda que acompanha os “notáveis” progressos que Angola regista nos domínios social e económico, tendo desejado aos deputados angolanos votos de bom ano parlamentar.

Paulo Kassoma

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve ser uma plataforma através da qual Angola e São Tomé e Príncipe devem privilegiar a concertação política e diplomática, a cooperação e a promoção da Língua Portuguesa.

Esta posição foi ontem defendida pelo presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, durante a sessão parlamentar especial realizada por ocasião da visita oficial do Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe a Angola, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

António Paulo Kassoma anunciou que os Parlamentos angolano e são-tomense assinaram um acordo de cooperação, no quadro do aperfeiçoamento e da consolidação da democracia multipartidária e do Estado de direito.

Os dois Parlamentos, disse Paulo Kassoma, devem incentivar a execução dos acordos já firmados e promover a assinatura de outros instrumentos jurídicos em carteira.

O presidente da Assembleia Nacional saudou as “excelentes” relações existentes entre Angola e São Tomé e Príncipe e enalteceu as iniciativas das autoridades dos dois países, visando o incremento da cooperação bilateral.

Paulo Kassoma saudou a eleição de Manuel Pinto da Costa para o cargo de mais Alto Magistrado da Nação são-tomense, e congratulou-se pelo facto do Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe ter escolhido Angola para a sua primeira visita desde que foi eleito, em Agosto de 2011, e colocá-lo numa posição de parceria privilegiada nas prioridades da política externa do arquipélago.

Paulo Kassoma

O Presidente Manuel Pinto da Costa afirmou ontem, em Luanda, que é com Angola que São Tomé e Príncipe pretende fazer um “casamento para o progresso”.

Em declarações aos jornalistas, após ter visitado a cidade do Kilamba, nos arredores da capital, Pinto da Costa disse ter ficado com uma impressão “muito positiva” do projecto, que contempla a construção de 710 edifícios, 24 creches, nove escolas primárias e oito secundárias e 50 quilómetros de estradas.

“Uma Angola desenvolvida é sempre uma alegria para os são-tomenses porque é com este país que pretendemos fazer um casamento para o progresso vantajoso para os dois países” afirmou Pinto da Costa. A nova cidade tem conclusão prevista para Outubro. Até lá, o empreiteiro deve entregar mais 595 edifícios, que correspondem a 16.822 apartamentos e 198 lojas. O acesso à nova cidade está facilitado pela primeira circular de Luanda, via com duas faixas de rodagem em cada sentido, cujo número pode ser aumentado.

A Cidade do Kilamba é uma experiência piloto em relação ao modelo de gestão administrativa adoptado, que pode inspirar o processo de execução gradual das autarquias locais. Por isso, é dirigida por uma administração própria.

Fonte: Jornal Angola

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade