República Portuguesa

Designação Oficial: República Portuguesa

Capital: Lisboa

Outras cidades importantes: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal (Madeira), Ponta Delgada (Açores), Porto, Setúbal

Data da actual Constituição: Aprovada em Abril de 1976. Revisões em Setembro de 1982, Julho de 1989, Novembro de 1992, Setembro de 1997, Dezembro de 2001, Julho de 2004 e Agosto de 2005

Unidade monetária: Euro (EUR

Lema: Pela pátria Lutar

Hino Nacional: A Portuguesa

Língua: Português

Gentílico: Português

Portugal fica situado na zona Ocidental da Península Ibérica e compreende ainda as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem cerca de 10,605,000 de habitantes, sendo 5% dessa população, imigrantes provenientes do Brasil, Ucrânia, e de Cabo Verde, entre outros.

É um país desenvolvido, economicamente favorável, social e politicamente estável. Membro da União Europeia desde 1986, é um dos países fundadores da Zona Euro.

O território a Sul do Douro até ao Algarve era conhecido como Lustânia e veio a constituir a maior parte da província romana com o mesmo nome. Mais tarde invadido pelos Mouros, o condado de Portugal veio a ser estabelecido depois da conquista do Porto.

Com o fim da guerra, Portugal deu início ao processo de exploração e expansão conhecido por Descobrimentos.

O cabo Bojador foi dobrado por Gil Eanes em 1434, e a exploração da costa africana prosseguiu. Em rápida sucessão, descobriram-se rotas e terras na América do Norte, na América do Sul, e no Oriente. Em 1530 iniciou-se a colonização do Brasil.

Em Portugal continental, as temperaturas médias anuais são 13ºC no norte e 18ºC no sul. As ilhas da Madeira e dos Açores, devido à sua localização no Atlântico, são mais húmidas e chuvosas, e com um intervalo de temperaturas menor.

Portugal é reconhecido pela distinta literatura, como a poesia (Luís de Camões, Florbela Espanca, Cesário Verde), a prosa (Eça de Queirós, Miguel Torga); também a música, tendo o fado e folclore; e uma rica gastronomia, destacando os queijos, enchidos, e vinhos.

Recursos económicos:

A produção agrícola representa apenas 4% do PIB. A principal cultura é a uva, situando o país entre os dez primeiros produtores mundiais de vinhos de qualidade.

Batata, beterraba açucareira, arroz, legumes, hortaliças e frutas também são importantes produtos.

A abundância de sobreiros, especialmente a Sul do rio Tejo, faz de Portugal o maior produtor mundial de cortiça (cerca de metade da produção da cortiça mundial).

Na pecuária, destaca-se a produção de ovinos e, na pesa, a da sardinha. Embora o solo seja rico em muitos minerais, como pirite, tungsténio, estanho, ferro, carvão, urânio, volfrâmio, manganésio, sal, ouro, prata e cobre, mármore, a sua exploração comercial ainda é reduzida, por se encontrarem dispersos geograficamente.

Com um passado predominantemente agrícola, actualmente e devido a todo o desenvolvimento que o país registou, a estrutura da economia baseia-se nos serviços e na indústria, que representam 67,8% e 28,2% do VAB (Fonte: INE, 2004).

O sector industrial responde por 28% do PIB. As principais actividades concentram-se nos sectores têxtil, siderúrgico, metalúrgico, automobilístico e químico. Também têm importância as indústrias alimentares (conservas de peixe, vinho, cerveja e azeite), de calçados e de cerâmica.

O sector de serviços (destaque para o turismo) responde por 68% do PIB e por 60% dos empregos.

O comércio exterior é deficitário, pois as importações – petróleo, gás natural e alimentos, entre outros – são maiores do que as exportações.

Com vista a tornar-se mais auto-suficiente em produção energética, Portugal aposta nas novas energias e vai implementar, no norte do país, o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas.

Página Oficial da Presidência da República: www.presidencia.pt

Portal do Governo: www.portugal.gov.pt

Fonte: Portal Lusoafrica

O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade