Onda de transe encerra escola preparatória Patrice Lumumba

A maior escola secundária da capital são-tomense, está encerrada. Forças policiais garantem a segurança do estabelecimento de ensino que nos últimos dias tem registado dezenas de casos de transe.

O Ministro da Educação ainda não se pronunciou sobre a onda de transe que paralisou a escola secundária Patrice Lumumba, quando cerca de 2 mil crianças não têm hipóteses de ter acesso as aulas.

O fenómeno que eclodiu na escola há cerca de duas semanas, evoluiu e atingiu o ponto alto nesta semana, com dezenas de crianças envolvidas no transe. Nos últimos dias a situação provocou congestionamento do centro da cidade de São Tomé. A circulação automóvel era praticamente impossível nas vias que circundam a escola Patrice Lumumba, localizada no coração da cidade.

Largas centenas de pessoas incluindo alunos, se concentrava na rua, espantadas com o fenómeno que deixa as crianças fora de si, violentas, e rebolam no chão. As meninas são os principais alvos do fenómeno transe.

No interior da escola Patrice Lumumba que nesta quarta – feira esteve sob controlo da polícia de ordem pública, o Téla Nón pôde testemunhar a manifestação do transe, numa aluna. A menina tinha tanta força, que deu muito trabalho aos agentes da polícia para a controlar.

O silêncio do Governo em relação a este fenómeno, que está a comprometer o ano lectivo, foi levantado na tarde de quarta – feira, com uma intervenção da Direcção do Ensino secundário, que prometeu entrada em actividade de uma comissão que vai espalhar as suas células pelo país. A comissão de seguimento do fenómeno será composta por um médico, um psicólogo e um agente da polícia nacional.

Para já a preocupação toma conta dos pais e encarregados de educação, que não encontram explicações para o problema. Virgínia Celeste, vendedora do mercado de São Tomé, abandonou o negócio e dirigiu-se a escola para saber se a sua filha, também tinha sido apanhada pelo fenómeno. «Trabalho duramente para minha filha estudar e acontecer coisas destas na escola. Quando eu estudava nunca vi esse tipo de coisa. Se há qualquer coisa nesta escola chamam padre para orar. Isso é muito triste. Só Deus sabe como cada mãe sacrifica para garantir escola aos seus filhos», afirmou, aflita no portão da escola Patrice Lumumba.

Outra mãe, disse estar revoltada. Pediu ajuda do Governo, e contestou as declarações de algumas pessoas que consideram o transe geral na escola, como resultado da fraca alimentação das crianças. «Trabalhamos duramente para educar e alimentar os nossos filhos. Não admito que venham pessoas dizer que isso está a acontecer por causa da fome», declarou, uma das mães.

As crianças também estão traumatizadas. Consequência das situações de transe testemunhadas na escola, muitas delas passaram a viver de mãos dadas com o medo.

Escola Patrice Lumumba, está encerrada e sob controlo da polícia nacional. Numa altura em que o Estado são-tomense debate o futuro da educação, o fenómeno transe, surge com força na capital, talvez para dizer que o desafio da educação é enorme.

Depois da Escola de Guadalupe que viveu mais de 6 meses do ano 2011 em transe, agora é a vez da escola preparatória Patrice Lumumba, na capital São Tomé.

Abel Veiga

Fonte: Jornal Téla Nón

Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade