Juventude Santomense, 1ª vez representada na III Cimeira África-Europa da Juventude

Terminou ontem ( 1 de Abril) em Bruxelas, a III Cimeira África-Europa da Juventude iniciado no dia 31 do mês transacto, contando com a presença de 70 jovens lideres oriundo de vários países de África e Europa.

A Cimeira visava produzir recomendações para os chefes de Estados e de Governo que se reúnem a partir de hoje, na capital belga para a IV cimeira UE-África. Pela primeira vez, a juventude santomense esteve representada num evento dessa efeméride, que apregoa o estreitamento dos dois continentes, no intento maior de desenvolverem uma relação mais profunda em variadas vertentes de cooperação.

Wildiley Barroca, Secretário-geral do Conselho Nacional da Juventude do país, e por sinal também, Assessor para Comunicação e Relações Publicas da União Pan-africana da Juventude para África Central, entidade de consulta da União Africana, para questões da juventude e uma das organizadoras deste certame, considera que “para além de ser mais uma desafio eloquente, dar a conhecer e mostrar o que se faz no país, é uma oportunidade única de criar sinergias com parceiros estratégicos no ramo da juventude africana e europeia, bem como abrir portas para um conjunto de oportunidades que os jovens do nosso país ainda não beneficiam, seja por ignorância ou pelo desconhecimento delas”.

Barroca, afirma que a participação do país na União Pan-africana da Juventude, tem sido satisfatória, tornando-se a porta de entrada da juventude santomense para o mundo, um processo que segundo ele vem consolidando-se, mas que não descarta a necessidade de uma aposta urgente e eficaz na formação, particularmente nas línguas estrangeiras para os jovens.

A III Cimeira África-Europa da Juventude, contou na sua abertura com a presença do Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, que no ato do seu discurso garantiu que a promoção do empreendedorismo jovem será umas das prioridades da agenda de trabalho da Cimeira dos chefes de Estado, segundo ele o combate ao desemprego jovem tem afectado todos os intervenientes, e será preciso prover com urgência os mecanismos que façam frente a este problema.

Problema que estará no centro das atenções de chefes de Estado ou de governo de cerca de 20 países Europeus e de mais de 40 nações africanas presentes na IV Copula UE-África que tem como tema “investir nos povos, na prosperidade e na paz”, segundo o Conselho europeu, esta Cimeira de 2014 oferecerá uma oportunidade para observar a Parceria UE-África por um novo prisma, destacar alguns dos resultados alcançados e explorar áreas de cooperação futura.

Escrito por
Mário Lopes
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade