Fórum Next Einstein lança apelo global para uma nova era de ciência e tecnologia em África

Decorre em Dakar (Senegal), de 8 a 10 do mês corrente, o primeiro fórum global de ciência em África. O Next Einstein Forum (NEF) lançou um apelo global de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico em África. Com o movimento “Poderá o próximo Einstein ser africano?”, pede aos agentes da mudança de África e de todo o mundo para apoiarem o renascimento científico do continente.

O evento conta com mais de 700 participantes de 80 países, incluindo os 54 do continente africano, dos quais 52% são jovens e 40% são mulheres. De São Tomé e Príncipe, o TEDxSãoTomé foi convidado a participar representando o país. A representante do TEDxSãoTomé , Daena Costa Neto, disse que espera aprender mais sobre as alternativas para África em termos de tecnologia e saber como as coisas podem ser feitas pelos africanos para o seu próprio desenvolvimento.

Daena Costa Neto disse ainda que o facto de São Tomé e Príncipe estar a participar neste fórum reafirma a necessidade de investirmos em tecnologia no país e a necessidade de apoiar iniciativas como o TEDxSãoTomé, que pretende promover as criações que temos internamente e mostrar que têm qualidade e podem ser não só aplicadas no país, mas também exportadas para o continente. “Países como Senegal, Ruanda podem servir de exemplo para o nosso futuro e guias com quem poderemos aprender e partilhar as descobertas feitas, porque efectivamente o próximo Einstein pode mesmo estar em África”, acrescentou a representante de São Tomé e Príncipe.

O Next Einstein Forum Global Gathering 2016 é o principal fórum global de tecnologia e ciência em África organizado pela NEF, uma plataforma global que reúne os líderes da indústria, política, ciência e tecnologia. A primeira edição deste evento bienal irá abrir caminho para uma conversa animada sobre a transformação de África e do mundo através de uma atenção maior e renovada nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O NEF é uma iniciativa do Instituto Africano de Ciências Matemáticas (AIMS) em parceria com o Robert Bosch Stiftung.

Com um programa rico e empolgante centrado nos avanços na tecnologia e na ciência básica e aplicada, assim como um concurso de discursos de inovação, um Painel Presidencial com a presença do Presidente do Senegal, Macky Sall, e do Presidente do Ruanda, Paul Kagame, assim como outras sessões aliciantes, como encontros com cientistas e inventores pioneiros, a NEF Global Gathering 2016 está a ser transmitida em directo para um público global em www.nef.org.

O NEF foi apoiado pela Comissão da União Africana, assim como pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelos Governos do Ruanda, Senegal e África do Sul, a Academia Africana de Ciências (AAS) e um número crescente de parceiros do sector privado e da sociedade civil de todo o mundo, que pretendem fazer da comunidade científica africana um membro influente na comunidade científica internacional, o que irá garantir o desenvolvimento humano sustentável em África e noutras partes do mundo.

Escrito por
Redação
Demografia
Demografia
Do total da população de São Tomé e Príncipe, com aproximadamente 187.356 habitantes (Censo 2012) [...] Foto:...
Venha Conhecer São Tomé e...
Venha Conhecer São Tomé e...
São Tomé e Príncipe é um destino ideal para conhecer uma África amável [...] Foto: Cruza Mundos São Tomé...
Ússua
Ússua
Nasceu no início do século XX, sendo uma dança praticada pelos "filhos da terra" de inspiração europeia:...
O País Lusófonia Política Economia Sociedade Desporto Educação Cultura Multimédia Saúde
Cultura Angola     Embaixadas Futebol        
Demografia Brasil   Turismo Serviços Basquetebol   Gastronomia    
Geografia Cabo Verde   As praias Emprego Ciclismo   Folcrore    
História Guiné Bissau   Ecoturismo Imobiliário Canoagem   Festas Locais    
Clima  Moçambique   A Capital Meteorologia  Clubes        
Fotos  Portugal      Tecnologia Taykwondo        
  Timor     Links Úteis Capoeira        
  S.Tomé e Príncipe       Xadrez        

© 2015 STP Digital Lda. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento por Albatroz Digital | Manutenção por STP Digital Lda | Termos e Política de Privacidade | Publicidade